segunda-feira, 21 de maio de 2012

8 Prémios!

Quando nos falavam em concursos, a primeira reacção era sempre de descrédito, de algum receio,  pois tínhamos a franca noção de que a nossa escola ainda tem pouca experiência, de que há muita gente semi-profissional a dançar por esse País fora, e dificilmente conseguiríamos algum prémio, para além da experiência de participar. Sempre nos pareceu um projecto muito ingrato, pois exigiria um enorme trabalho e esforço por parte dos envolvidos, Professor, Academia, alunos e pais. 
Este ano, porém, decidimos partir à aventura, e com apenas 30 participantes, viajámos até Porto de Mós, depois de várias semanas a ensaiar arduamente, sem fins de semana para descansar... completamente convencidos de que apenas iríamos para experimentar, e sem qualquer tipo de noção do que iríamos viver! O espírito era muito positivo, inocente até, com muita solidariedade entre o grupo, amizade e expectativa. Ao chegarmos ao local, os bastidores foram o palco de inúmeras brincadeiras, pela primeira vez partilhado com outros bailarinos de escolas nacionais, alguns de nível quase profissional. A admiração e o espanto era tanto, que parecia que nem se lembravam de que tinham de competir com eles! Aprenderam a fazer aquecimento, a controlar os nervos, a utilizar a excitação e alegria de ali estar em puro talento de execução!
Os participantes da parte da manhã ganharam logo 3 prémios, dois 2º lugares e um 1º lugar, levando o grupo todo à loucura, com choros, risos, palmas, saltos, vividos de forma tão genuína e franca, que dava para ver o sorriso dos participantes das outras escolas, já tão habituados a concursos, que muitas vezes se esquecem de como era a euforia de ganhar um troféu pela 1ª vez! 





Uma grande lição de vida foi dada ao grupo da Lousã, pois contra todas as expectativas, o 1º lugar de duetos escalão B foi ganho pelo par que nos ensaios menos convenceu a professora, mas que sempre manteve o espírito vencedor e dançou em homenagem à confiança que lhes foi depositada ao serem escolhidos para participar no concurso! Com este sentimento de vitória, o grupo fez uma pausa e reuniram-se aos pais e acompanhantes da comitiva lousanense para o almoço picknic. 

Acalmados os ânimos, regressaram para a parte da tarde, com mais sucessos e vitórias. Um 1º lugar em dança criativa, solo, um 1º lugar em dança criativa, dueto, um 3º lugar em dança contemporânea com "Piazzolla", um 3º lugar em dança clássica de grupo com "Alice", e um 2º lugar com dança popular "Os Camponeses"! Uma tarde de grandes emoções, alegrias que pareciam não acabar, pois quando parecia que todos se acalmavam, mais um prémio era recebido e todos vibravam novamente com os colegas vencedores!





Foi um dia memorável, de grande união de grupo, amizade, reconhecimento e espírito de equipa! Uma experiência que superou todas e quaisquer expectativas da professora e da maioria dos bailarinos (as pequeninas de 4 e 5 anos diziam que iriam vencer, e venceram!)
Quando o trabalho é aliado ao amor, a dança consegue deixar de ser técnica e passa a ser Arte!
Muito obrigada a todos os meninos, pais, amigos e simpatizantes da ABL! Para o ano há mais!






sexta-feira, 18 de maio de 2012

"Vem Dançar" 2012



Este sábado a ABL vai participar pela primeira vez num concurso nacional de dança, em Porto de Mós. Um evento que decorre há alguns anos e que tem vindo a crescer em participantes. Totalmente dedicado à dança, irão ser postos à prova todos os estilos: clássica, contemporânea, moderna, urbana e popular. A nossa academia decidiu aventurar-se nestas experiências, com um pequeno grupo de alunos, que tem passado os fins de semana e horas extra a trabalhar em coreografias novas, parcerias, duetos e solos. Um acontecimento novo na vida destes pequenos artistas, que pela primeira vez irão ser avaliados em contexto de concurso. Todos estão muito ansiosos pelo grande dia, e esperam grandes emoções! Visivelmente contentes pela oportunidade de participar numa festa diferente, o grande objectivo da maioria é dançar em palcos diferentes, vestir tutus e fatos brilhantes, maquilhar e pentear a rigor, aplaudir os colegas e apreciar grandes bailarinos nacionais. Os prémios com que sonham vão muito além das classificações do concurso, estão guardados nos aplausos e sorrisos dos pais e amigos e muito especialmente nas palmas da professora que tanta coreografia inventou para que todos eles pudessem dar o seu melhor!
A todos só podemos desejar muita diversão, concentração, sorte e que dancem com alegria e paixão! 


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Zumba para crianças!


Em Setembro temos confirmada mais uma novidade na ABL, Zumba para crianças, dos 8 aos 12, com a Professora Ana Rita Matias! Uma modalidade que cresce em admiradores e praticantes, e que também poderá encontrar na nossa academia!
Mais informações serão disponibilizadas atempadamente, entretanto, aqui ficam uns vídeos de alguns exemplos de aulas de Zumba!